O Sim BR

 Fotos do Evento

Introdução

Fomos convidados pela Electronic Arts para conferir todas as novidades do mais novo game Sim: The Sims 3. Sendo assim, nos receberam na sede, em São Paulo, Ian Freitas, Marcelo Marky (MM), Isabelle Henriques e Lia.

A versão jogada foi uma Build feita em dezembro de 2008. Até anterior à versão usada pelos jogadores no Creator’s Camp, em janeiro de 2009. Por isso, é possível que muitas coisas tenham não só sido alteradas, como retiradas ou adicionadas. O jogo está em constante mudança até o seu lançamento.

Além disso, também é fundamental dizer que não foi permitido tirar qualquer foto ou vídeo do jogo em ação, pois ele pode mudar até o seu lançamento.

Ao iniciar o jogo, o loading traz a logo do The Sims 3 ao meio da tela, com uma arte atrás, que não mais é caracterizada por imagens do jogo. Embaixo, os ícones que têm alguma relação com o jogo (é possível que sejam os de traços de personalidade) vão aparecendo e indicam quanto do The Sims 3 já foi carregado. As frases continuam passando embaixo.

Depois, você pode optar por criar um novo jogo (o que vai gerar uma vizinhança) ou continuar alguma família já existente na lista que aparece ao lado. Se você clicar para criar o novo jogo, Sunset Valley (ou o Vale do Sossego) vai carregar. Não é demorado (muito menos do que os outros jogos dá série).

Quando a vizinhança carregar, uma espécie de tour pela vizinhança mostrará para você o lugar, passando pelas paisagens e pelos lotes que estão nela. A tela da vizinhança traz 3 opções no início: Criar Sims, Escolher uma Casa da vizinhança ou Mover Sims.

Criando um Sim (CAS)

Tudo bem, o jogo até que tem carregamentos. Mas é somente ao iniciar a vizinhança e ao clicar para criar um novo Sim. Vamos dar uma olhada no menu de criação do Sim.

1. O Básico

Aqui é onde você preenche o Nome e o Sobrenome do seu Sim. Pois é, agora você não tem obrigatoriamente uma família, você pode simplesmente fazer um grupo de pessoas que moram juntas, não tem nenhuma relação uns com os outros e têm sobrenomes diferentes.

Você também deve definir qual a idade: bebê, criança, adolescente, jovem adulto, adulto e idoso; depois, qual o sexo (masculino ou feminino). As cores de pele são totalmente personalizáveis. Ou seja, você deve partir de uma certa cor, entre verde, vermelho, normal ou azul. Depois disso, você define a intensidade da cor da pele.

Logo depois disso há duas barrinhas de rolagem. Uma delas é para emagrecer e engordar (essa é interessante, já que o sim todo fica gordo ou emagrece, e não só a barriga). A outra barrinha serve para você deixar o Sim mais ou menos musculoso. É possível fazer mulheres extremamente definidas (cuidado para não apanhar delas).

Lembrando que tanto os músculos quanto a gordura ou magreza dos Sims dependerá do ritmo de exercícios que ele tem no dia-a-dia (muito mais complexo do que antigamente). Infelizmente a altura dos Sims é sempre a mesma para todos.

2. Cabelos

Esse segundo item é para escolher os cabelos dos Sims. A personalização aqui é total! Você pode alterar a cor (em matriz RGB) e a tonalidade do cabelo em diversas seções diferentes, criando mechas e misturas diferentes (lembra dos pêlos de cachorros e gatos do Bichos de Estimação?). E se você gostar, salva o cabelo para quando quiser usá-lo de novo em outro Sim.

Na versão que vimos, os homens já tinham cerca de 18 opções diferentes de cabelos. Você também pode usar bonés e chapéus. Só que eles são como os cabelos, e não um acessório à parte. E você também pode definir qual o estilo do cabelo ou boné dependendo da roupa do Sim. Por exemplo: tirar o boné quando estiver de roupa de banho etc. Mas não é dessa vez que a barba o cabelo crescerão automaticamente nos Sims.

3. Visual

Nessa área você faz toda a modelagem da face do Sim. Assim como no The Sims 2, você pode pegar áreas ou a face toda automaticamente, de um catálogo, ou fazer tudo manualmente. Divide-se em:

  • Cabeça e Orelhas – vários pontos indicam a área que será alterada. Ao clicar em um dos pontos, basta arrastar as barras de rolagem para aumentar ou diminuir a região. A cabeça inclui toda a face como um todo, incluindo o tamanho, a testa, o queixo etc.

  • Olhos – você faz a cor que quiser. Simplesmente abra a paleta de cores RGB e defina a mais apropriada para o seu olho. Você também pode fazê-lo mais puxado (oriental) e definir o tamanho dos cílios.
  • Nariz – o que você prefere? Um nariz largo ou fino e empinado?
  • Boca – escolha qual o tamanho de cada lábio, além do tamanho da boca inteira.
  • Aspectos – finalmente você pode colocar sardas, apenas marcando uma opção. Também é possível adicionar marcas de beleza (pintinhas) aonde você quiser. Outra opção marcável são os detalhes de idade, que deixa um sim com aparência mais “atingida” pela idade.
  • Maquiagem — aqui você encontra batom, sombras, lápis, blush e maquiagens personalizadas. Também é possível personalizar as cores da maquiagem do jeito que você quiser.

4. Roupas

As roupas continuam sendo divididas da mesma forma que no The Sims 2, mas sem a opção de roupa de inverno (já que não há climas). Você verá: casual, formal, pijamas, ginástica e roupas de banho. As roupas de baixo também saíram de cena, ficando junto com os pijamas.

As roupas podem ser escolhidas no catálogo, como antes, mas a diferença é que são totalmente personalizáveis (como tudo nesse jogo). Ao escolher uma das partes da roupa, você pode abrir a ferramenta Crie um Estilo e simplesmente mudar a estampa. É como se as peças de roupas fossem apenas meshes (a estrutura 3D) agora. Basta escolher o tipo da roupa e aplicar você mesmo a estampa — ou usar a padrão.

Além disso, você tem muito mais opções em cada tipo de roupa. Por exemplo, ao montar a sua roupa casual, é possível escolher não só o topo, calça ou conjunto, mas também quais serão as meias e os sapatos também. Além disso, os acessórios ficam aqui mesmo, junto com a roupa. Você pode adicionar luvas, relógios, óculos e até brincos.

Claro que cada tipo de roupa tem seus próprios acessórios, meias etc. Ah, e nem todos os tipos de roupa oferecem todas essas opções. Mas combinações engraçadas podem ser feitas: chinelos com meias, por exemplo.

5. Personalidade

A característica mais marcante do The Sims 3, além da vizinhança livre e das personalizações, é a personalidade única de cada Sim. Os traços de personalidade definem quem realmente é o seu Sim. Essa é a última opção da ferramenta para criar Sims e se divide em duas partes:

A escolha dos traços: você deverá definir no mínimo um e no máximo cinco traços de personalidade. Eles são cerca de 80, e variam em coisas como “maligno”, “sociável”, “limpo”, “cleptomaníaco”, “não gosta de sair de casa” etc. O interessante é que, caso você só escolha um traço, por exemplo, o Sim será exclusivamente dessa maneira.

Ou seja, se só tiver “cleptomaníaco” na personalidade do Sim, ele começará a roubar objetos dos vizinhos e nem você perceberá — somente quando ver violões e esculturas “novas” pela casa (ou quando algum vizinho reconhecer um objeto seu que sumiu). A combinação criada com os traços definirá como será o seu Sim e quais os desejos de toda a vida dele. Aí é só escolher qual dos desejos você quer para o Sim e correr para realizar o sonho da vida dele, para que seja feliz para sempre. (Ainda bem que os signos já eram!)

Características do Sim: lembra dos “O que é legal” e “O que não é legal” ? Dessa vez você escolherá coisas mais específicas. Primeiramente você precisará escolher uma comida preferida para o Sim entre uma lista de 24. Depois, qual o estilo de música favorito do Sim (entre 7 estilos). A última opção é a cor favorita do Sim. Logo após você precisará escolher uma voz para o Sim! Exatamente, o nível de personalização dos Sims é alto assim. Você escolhe uma das 3 vozes e depois define se ela vai ser mais grave ou mais fina (que tal um homem forte com voz fina?).

A Vizinhança

Depois que você criar o seu Sim, já pode prepará-lo para colocar ele em uma nova casa (ou em um lote vazio). Nesse sentido funciona quase igual ao The Sims 2, mas com a diferença de que, ao clicar em um dos lotes da vizinhança, o jogo pode perguntar se você quer comprar com mobília ou sem mobília (dando junto os valores de cada uma das opções).

Infelizmente não é possível modificar absolutamente nada na vizinhança como era possível no The Sims 2. Não se adicionam enfeites ou árvores. Também não é possível colocar lotes vazios aonde você quiser, todos os lotes da vizinhança já têm seus lugares fixos, que não podem ser alterados. Ainda há um catálogo de lotes prontos, mas eles deverão ser colocados nesses lotes vazios já encontrados na vizinhança. Claro que a casa pronta do catálogo só pode ser colocada em lotes vazios que tenham o tamanho adequado da casa. O maior lote tem o tamanho de 64x64 (ainda é uma dúvida, mas acredito que o tamanho seja diferente do The Sims 2).

Também foi citado que uma futura ferramenta de construção de vizinhanças será disponível, então provavelmente poderemos então colocar as ruas, montanhas, árvores, lotes... enfim, tudo que quisermos, do jeito que quisermos. Só não há como saber quando.

A Ferramenta Crie-Um-Estilo

Antes de falarmos dos modos de compra e construção, acho essencial explicar ao menos por cima como funciona a ferramenta Crie-Um-Estilo. Ela é mais uma das maiores novidades do The Sims 3 e permite que você troque a textura de absolutamente tudo.

Para os que gostam de baixar objetos novos, provavelmente será o fim de recolors pela internet.

Agora só será necessária a criação de meshes (os objetos 3D).

Essa ferramenta que muda o estilo das coisas pode ser aberta praticamente em todos os momentos. E ao ser aberta, ela traz várias (muitas mesmo) opções de textura, divididas nas seguintes categorias: Tecidos, Couro, Carpetes e Tapetes, Abstrato, Geométrico, Temático, Madeira, Metal, Vime trançado, Palha, Pintura, Ladrilhos e Mosaico, Plástico e Borracha, Pedras e Rochas, Alvenaria e Variados.

Modo Compra

Várias novidades tornam o modo compra muito mais amigável do que antes. Lembra daquele truque que precisava ser ativado para colocar objetos na diagonal (45°)? Agora o jogo traz isso nativamente. Basta girar o objeto como antes, usando o mouse.
O menu do catálogo de objetos continua sendo separado por cômodos ou categorias. A diferença é a maneira com que ele é apresentado:

Os objetos do The Sims 3, na verdade, são muito semelhantes aos do The Sims 2. Alguns deles inclusive até voltaram a aparecer, como a mesa de desenhos para crianças do Tempo Livre. Balcões de cozinha, geladeiras, sofás também voltam a dar as caras depois de aparecerem na versão anterior da série.

Falando em balcões, uma vantagem nova é que você pode colocar vários objetos diferentes em uma mesa. Por exemplo: um porta-retrato junto com um vaso de flores. Mas isso depende do tamanho dos objetos e da mesa que será usada. Não tem um limite específico.

Há agora um box de vidro para tomar banho. Mas não pense que você vai poder espiar o seu Sim. Além dos quadriculados, o vidro fica todo distorcido, com um aspecto diferente. Isso é um efeito que tenta deixar o box parecido com os da vida real, com vidros que são diferentes para garantir a privacidade da pessoa.

Quer se divertir? Então você pode optar por uma partida de Cricket. E é lógico que também tem televisão, com cerca de 3 ou 4 canais e programas de TV baseados em vídeos produzidos no The Sims 2. É muito nostálgico.

Modo Construção

O modo construção do The Sims 2 atingiu melhorias tão grandes a cada expansão, que parecia que não haveria nada tão inovador assim. Bem, uma nova ferramenta foi implementada: trata-se da de Arrastar Paredes. É muito simples: você seleciona a ferramenta e puxa qualquer parede da casa para aumentar o cômodo. Imediatamente tudo que estava junto com ela será puxado junto, sejam camas, papéis de parede, pisos, janelas. Ah, e o espaço novo também é preenchido com os papéis de parede e pisos de origem. É muito mais fácil aumentar a casa.

Agora é possível alterar a largura das escadas com uma barra deslizante. Os telhados já virão com vários formatos diferentes (você não precisará esperar uma expansão). Só que agora você pode alterar a altura deles sem usar nenhum código. Basta usar uma barra deslizante e escolher se quer um telhado enormemente alto ou baixo. Outra novidade é que você pode ativar os telhados automáticos, assim será colocado telhado onde não tem. Ah, e não se preocupe: agora os telhados já vêm no jogo base!

As ferramentas para nivelar, alterar e pintar o terreno também sofreram uma modificação. Antes você tinha a opção de um círculo pequeno, médio ou grande. Agora você simplesmente escolhe qual ponta de pincel você quer (como se fosse um editor de imagens). Dessa forma, você pode pintar em quadrados (ao invés de círculos) e criar uma calçada com facilidade.

É lógico que a ferramenta Crie-Um-Estilo não ficaria de fora do Modo Construção. Basta abri-la e arrastar a textura selecionada para qualquer coisa da casa (paredes ou móveis) para que fique com a estampa escolhida. Você pode deixar tudo num estilo só! Claro que o jogo vem com piscinas. Só que não tem trampolim. Só vem com escadas e iluminação. E nem pense em construir piscinas redondas ou na diagonal — somente quadradas. Pelo menos os Sims não precisam mais de escada. Para sair, eles dão um impulso na borda da piscina, sentam no chão e se levantam. Matá-los apagando a escadinha é algo que ficou para trás.

As plantas do The Sims 3 resolveram fugir da mesmice. Afinal, você não acha estranho que todas as árvores fiquem sempre iguais? Agora, a cada planta colocada, o tamanho sai diferente e até mesmo os galhos não são os mesmos. Entretanto, as que vêm são muito semelhantes às do The Sims 2.

E, por último: não se esqueça de posicionar bem a sua caixa de correio. Coloque um estilo bem legal, que combina com você e/ou sua casa e depois deixe-a exatamente na porta da frente do lar. Assim os vizinhos saberão onde devem tocar a campainha. Caso contrário, eles entrarão pelos fundos.

Modo Simulação – O Painel

Antes de mostrar de fato como funciona a simulação da vida dos Sims, além de alguns fatos, vamos dar uma olhada no painel:

Vizinhança – clicando nesse botão, você vai para a visão da vizinhança. Uma visão de cima com todos os lotes, que facilita na hora de encontrar algum destino que você queira.
Ver meu Sim – vai diretamente para onde está o seu Sim.
Vídeo – inicia gravação de vídeos.
Opções – abre-se uma janela com várias configurações do jogo.
Tirar foto – captura uma foto da tela atual.
Paredes – define o nível de paredes: abaixadas, cortadas, levantadas e com telhado.
Casa – ao clicar nesse botão, o seu Sim vai direto para casa.
Andar – vai um andar para cima ou um andar para baixo.

1 – Modo Simulação
2 – Modo Compra
3 – Modo Construção


Novo Desejo – aparece ocasionalmente. Quando você clica nele, ele logo é adicionado na tela abaixo.
Desejos – é onde ficam os desejos escolhidos.
Desejo de toda a vida – é o desejo escolhido a partir dos traços de personalidade. Realize o desejo e seu Sim será feliz para sempre.
Hora e Velocidade – exibe a hora atual e o dia da semana. Embaixo, você pode escolher as velocidades entre Pausado, Normal, Rápido, Super Rápido ou Ultra Rápido.
Barra de Aspiração – assim como no The Sims 2, mantenha-a alta para que o Sim não caia na loucura.

1. Personalidade: confira a árvore genealógica do Sim, estilo de música/comida/cor favoritos, biografia e traços de personalidade.
2. Relacionamentos: lista todos os Sims conhecidos e o nível de relacionamento. Pelo visto, até o presente momento, não é complexo como no The Sims 2.
3. Carreira: informações do seu emprego, como horário de trabalho, salário etc.
4. Habilidades: níveis das habilidades que você já adquiriu.
5. Oportunidades.
6. Inventário: como no The Sims 2, os objetos podem ser armazenados aqui. Com a diferença de que há um inventário para a família e um para cada Sim.
7. Felicidades da vida.
8. Necessidades: fugindo da geração anterior do game, as necessidades básicas vão para a última aba.

Modo Simulação - As Necessidades e os Desejos

As necessidades agora são 6: Fome, Banheiro, Energia, Social, Higiene e Diversão. Você pode dar adeus para o Conforto e o Ambiente.

Entretanto, essas necessidades funcionam de um jeito um tanto quanto diferente. Você não mais deverá ficar tomando conta das barras, para que elas nunca caiam, na realidade você deve se preocupar em fazer o que o seu Sim realmente quer no momento. Por exemplo: algumas coisas podem deixá-lo realmente feliz temporariamente, como realizar algum desejo.

E ao realizar algum desses desejos, as suas necessidades podem aumentar. Sendo assim, um indicador aparecerá ao lado das necessidades, indicando que o Sim não precisará se preocupar em comer pelas próximas x horas.

Esses desejos não são mais um caça-níqueis. Ou seja, não se baseiam simplesmente em sorteio ou relações com outros Sims. Agora eles vão aparecendo conforme o seu Sim vai fazendo qualquer coisa, seja fazer exercícios, conhecer alguém ou passar na frente de algum lote comunitário. É possível, por exemplo, que o seu Sim veja alguém tocando guitarra e, imediatamente, tenha o desejo de aprender a tocar. Aí o desejo aparecerá na tela e basta clicar nele para adicionar na barra de desejos a serem realizados.

Modo Simulação - Interagindo pela Vizinhança

Bem, a liberdade finalmente chegou no The Sims 3. Agora você é realmente livre para ir aonde bem entender. Basta clicar para visualizar o mapa total da vizinhança (para poder ver tudo de cima) e escolher o seu destino. Ao fazer isso, o Sim poderá ir a pé normalmente, correndo, de bicicleta ou de carro. Dependendo da distância, ele também chama o táxi automaticamente.

Você pode ir para qualquer lote que quiser, como restaurante, mercearia, prefeitura, praça e hospital. Entretanto, você não pode ver o que ocorre dentro de todos eles. O Sim chega ao lote, abre a porta do prédio, entra e some. E, depois, as opções daquele lote aparecem na tela. Alguns lotes podem ser vistos praticamente com totalidade, como a praça central, o clube, a academia e o cemitério. Inclusive, nesse último, o cemitério, você pode encontrar coisas na tumba, escrever epitáfios nas lápides, arranjar emprego como coveiro e até encontrar o Palhaço Trágico (do The Sims 1).

Na verdade, a maioria dos prédios comerciais permite que você arranje um emprego neles. No teatro é possível ver o horário do próximo show. E se você clicar nessa opção, o Sim será informado quando é o show e você escolhe se ele deve ir ou não.

Você pode pescar no mar ou onde quer que tenha um lago. Mas é claro que há lugares específicos para isso, devidamente marcados com um ícone de pesca. E se você for fã de pesca, se prepare, porque a variedade de peixes é enorme. E eles também são!

Enfim, você pode sair andando e explorando toda a sua vizinhança. Não se preocupe, ela tem muito mais vida do que você imagina. É super normal encontrar vizinhos passeando pela praça e até carros passando na rua. A paisagem que compõe todo o fundo é real, e você pode fazer seu Sim andar para muito, muito longe. Mas é claro que a vizinhança tem sim um limite — chega uma hora que a câmera não ultrapassa mais.

Modo Simulação – Visitando os vizinhos

E, é claro, você pode visitar os seus vizinhos! Basta ir até a casa deles, clicar na porta e usar a opção Tocar a Campainha. Se não for muito tarde (apesar de termos feito uma visita a 1 hora da manhã), eles atenderão a porta e você poderá ver o interior da casa. Antes disso, não é possível ver nada. Não se sabe se após um bom relacionamento não é possível quem sabe espiar na janela.

Modo Simulação – Relacionando-se e interagindo com outros Sims

Ao conversar com um Sim você descobre os traços dele (conforme você vai conversando bastante, é claro), além do que ela acha de você — muito sociável, malvado etc. Você também vê qual o nível de relacionamento que tem com a pessoa.

Você continuará vendo interações como conversar sobre diversos assuntos. Mas, algumas interações com outros Sims são específicas dos traços de personalidade. Sims malvados poderão brigar quando quiserem com todo mundo.

Ao escolher outra pessoa, a família muda automaticamente. Por exemplo, é possível mandar o sim para o centro e trocar de família enquanto isso acontece. Claro que não é possível controlar duas famílias ao mesmo tempo.

Modo Simulação – A vizinhança em ação! Ou não?

Envelhecimentos podem ser definidos sem usar nenhum cheat, através de uma opção do jogo. A vizinhança pode ser desligada. Ou seja, os outros Sims não vão fazer nada que você não mande. Assim, enquanto você joga com uma família, a outra permanece intacta.

É claro que uma das essências de The Sims 3 é ter uma vizinhança realmente viva, que tenha de fato vontade própria. Assim, desativar a vida da vizinhança é ter um jogo como era nas outras gerações. Nada melhor então do que deixar que as coisas aconteçam. E será que você consegue lidar com as consequências de uma vizinhança “descontrolada”?

Modo Simulação – Gravidez

A gravidez dura 6 dias. E agora há roupas muito melhores para as mulheres. Muitos jogadores reclamavam disso, então foi algo que adicionaram no game. E assim que a gravidez chegar no último dia, a mulher terá fortes contrações. Aí é só mandar alguém levá-la ao hospital, seja a pé, de carro ou bicicleta. A grávida também vai por conta própria, se não tiver ninguém ali no momento. Mas cuide bem da Sim grávida, pois se ela for mal humorada, o seu filho pode ter características não muito agradáveis. Isso realmente afeta a personalidade.

Modo Simulação – Cozinhando

Agora ficou muito mais complexo para cozinhar. Você não chega simplesmente em sua cozinha, clica na geladeira e manda fazer um macarrão com queijo. Antes de tudo você precisa dos ingredientes. Para isso, é necessário ir até o centro da cidade, na mercearia e comprar tomates, queijo, leite etc. Também é possível comprar, além de ingredientes separados, exatamente os necessários para uma determinada receita. Mas antes de ter receitas disponíveis, certifique-se de que tem pontos de culinária suficiente. Você consegue esses pontos ao adquirir livros sobre o assunto e estudando-os.

Modo Simulação - A vontade própria dos Sims

Como os Sims praticamente mandam na vida deles, você deve imaginar que o nível de vontade própria é muito mais alto do que já foi antes. E é por isso que você pode ir até as opções do jogo e definir qual a intensidade do livre arbítrio (ou vontade própria mesmo) você dará aos seus Sims.Você encontrará uma barrinha em 4 níveis: Desligada - Baixa - Média – Alta.

Laura e Vladmir Caixão! Eles estão realmente lá!

O mistério em relação a se Laura e Vladmir realmente existiam no Vale do Sossego chega ao fim. Definitivamente a Laura tem realmente a sua família no jogo, sendo criança e tendo o nome de Laura Solteirus. Ela já usa um vestidinho vermelho, e vive junto com o irmão Marcelo e os pais, em uma casa que lembra muito o lar da família Caixão. Vladmir também está presente no jogo, com camiseta listrada vermelha. Eles são bons amigos. Será que o romance começa tão cedo assim? Isso só iremos descobrir quando jogarmos! A foto abaixo é da casa de Laura:

Os Efeitos Visuais do Jogo

Realmente os gráficos do jogo tiveram uma boa evolução. Mas o The Sims 3 não é nem um pouco foto-realista. Os desenvolvedores não só quiseram manter a magia do The Sims que já existia, como não queriam deixar o jogo tão pesado que deveriam diminuir o nível de inteligência artificial.

Mas é claro que isso não significa que o jogo não evoluiu. Agora o dia tem um ciclo: o Sol e a Lua se movimentam dando a impressão do movimento da Terra. Isso também faz com que exista pôr-do-sol e nascer-do-sol no jogo. Dessa forma, as sombras se movimentam junto com a luz solar.  O céu fica muito estrelado durante à noite (para os que sempre buscavam as estrelas no The Sims 2 mas não as encontrava). É realmente lindo!

A água do jogo é realmente surpreendente! A movimentação é extremamente realista, e ela tem reflexos. A água que cai do chafariz tem efeitos bonitos e reflete a luz do sol. A água da piscina segue esse mesmo padrão.

Os pequenos detalhes estão presentes e dão um toque especial no jogo. As árvores balançam ao vento, e até mesmo os cabelos se mexem com realidade. E as baratas, , continuam lá! E até as luzes de fora e dentro da casa têm cores, intensidades e brilho agora! Você pode, por exemplo, fazer com que um ambiente todo fique verde, ou azul. Já imaginou os efeitos sensacionais que podem ser utilizados durante a gravação de vídeos?

A textura de tudo também melhorou relativamente. Os objetos e Sims estão muito mais detalhados (afinal agora eles têm 5 dedos nos pés). E, para que o jogo não fique lento, essas texturas quase que ficam embaçadas quando você está muito longe. Ou seja, conforme você vai ficando mais longe da casa, as texturas vão perdendo um pouco a qualidade. Não se sabe se isso vai variar dependendo do computador que você tiver, e como será na versão final do jogo.

O Que Não Tem no Jogo?

Se você esperava algumas coisas que tinham em expansões do The Sims 2, então sinto desapontar. Aí vai uma lista de coisas que não tem em The Sims 3 (ou não é possível ser feito ainda):

  • Não tem climas.
  • Não tem animais (cachorros, gatos etc.)
  • Não é possível entrar no mar.
  • Não tem trampolim na piscina.
  • Ainda não tem alienígenas.
  • Não existe universidade.

Referências aos consoles e outros jogos da série:

Algumas coisas certamente chamam a atenção quando você é um jogador realmente maníaco por The Sims. Percebemos várias coisas semelhantes aos consoles no The Sims 3:

  • Escolher a voz e o tom dela já era possível no jogo MySims.
  • No MySims já existiam os atalhos do CAS (ao clicar na roupa, vai para o catálogo de roupas, por exemplo).
  • Os menus do jogo lembram muito o The Sims 2 dos consoles.
  • Fazer comida seguindo receitas e misturando ingredientes era possível no The Sims 2 dos consoles.
  • O The Sims 2 Pets dos videogames também tinha lotes fixos, que não podiam ser movidos. Além disso, cenários como casa próxima à cachoeira já existiam.
  • A água dos lagos e do mar é muito semelhante à água de The Sims Histórias de Náufragos.

Cheats (Códigos)

Oh sim, eles existem! Mas agora não é só pressionar Ctrl + Shift + C (isso se mantém). Você deverá ativar o uso de cheats com um código específico antes. Alguns deles ainda mantêm a tradição para facilitar a vida dos jogadores. Quer um exemplo? Que tal motherlode? Ou então MoveObjects? Pois é, eles ainda funcionam. Mas você também verá cheats que ajudam na sua carreira ou alteram algumas opções da jogabilidade.

Vídeos

O The Sims 3 é muito mais voltado para a criação de histórias. Não importa se você quer fazer uma série no jogo ou simplesmente contar o dia do seu Sim. O Marcelo (MM) nos mostrou e contou várias coisas com calma sobre essa parte, de registrar em vídeos. Bem, ainda podemos salvar as posições de câmera utilizando a tecla CTRL + número. Entretanto, ao invés de 5 posições, agora 4 são possíveis. Uma boa idéia é editar um arquivo DLL (de configuração) com detalhes de vídeos para o jogo. Lá você pode definir várias coisas:

  • Velocidade da câmera (lenta ou rápida).
  • Formato de gravação 4:3 (full screen) ou 16:9 (widescreen).
  • Fade ao passar por alguns objetos.

Além de tudo, a câmera livre (ao pressionar TAB) traz uma porção de melhorias. Ela está tão livre, que você consegue girá-la praticamente 360°. Você deita a câmera, coloca uma visão de cima para baixo, de baixo para cima (gravar as estrelas é uma idéia muito bonita) e várias outras possibilidades. E você consegue chegar tão próximo do Sim, que consegue ultrapassar um close-up.

O codec para captura é o mesmo que era utilizado no The Sims 2. E, como todos sabem, virá junto uma ferramenta de fácil utilização para editar os seus vídeos e compartilhá-los com a comunidade Sim.

O Desempenho do Game com o PC / Os Requisitos

Para encerrar: vai rodar bem o jogo no meu PC? Bem, eu não posso garantir nada, já que o jogo está em desenvolvimento ainda. Mas vimos rodar bem o The Sims 3 em um PC que tinha as seguintes configurações:

  • Processador Intel Core 2 Quad Q6600, 3 GB de RAM e placa de vídeo NVidia Geforce 8800 GS.

O que nos informaram é que, se o seu computador consegue rodar Spore, consegue rodar The Sims 3. Mas repito: isso pode mudar até sair o jogo. Uma boa notícia é que agora o jogo utiliza todos os núcleos do processador, então é possível ver melhoras ao mudar de um Dual Core para um Quad Core.

Quando veremos uma expansão para o The Sims 3?

Ainda não é possível dar uma previsão para uma expansão para o The Sims 3. O time de desenvolvimento está focado demais no jogo base ainda (afinal foi adiado). Mas algumas idéias já vêm à mente. Quais são elas? Bem, o jeito é esperar. Mas já dá para apostar em temas relacionados a lotes comunitários entráveis, climas, bichos, fama...

E o adiamento do jogo? Afinal, o que aconteceu?

Como The Sims 3 é provavelmente o maior lançamento já realizado pela Electronic Arts, acaba sendo ideal que o jogo não tenha sequer uma falha em sua versão final. Os desenvolvedores estavam tão desesperados com a data de lançamento (20 de fevereiro) que começaram até mesmo a deixar coisas do game para trás. Sendo assim, nada melhor do que adiar o jogo alguns meses para consertar tudo que tem de errado e deixá-lo o mais redondo possível para os fãs.

O que faremos até The Sims 3 ser lançado? Há um possível CAS independente?

A primeira idéia é você curtir ao máximo o seu The Sims 2, pois normalmente abandonamos um jogo quando a sua sequência é lançada. Mas algo muito mencionado no Creator's Camp foi o lançamento de um CAS separado, como ocorreu um tempo antes do The Sims 2 ser lançado (e até mesmo com o Spore). A equipe do The Sims 3 está pensando seriamente em fazer uma ferramenta assim e lançar para os jogadores. Agora resta esperar para ver se isso acontecerá mesmo.

Conclusão

The Sims 3 conseguiu quebrar todas as barreiras que os outros jogos nos colocavam e passa a nos dar ainda mais liberdade. O jogo está realmente sensacional e possibilita que realmente simulemos uma vida cheia de desejos, necessidades, relacionamentos e vivência em um lugar virtual.

A evolução anatômica dos Sims está maravilhosa, e realmente influi em tudo que você for fazer no jogo. Ela está relacionada ao jogo, não é mais pura estética. As suas personalidades muito mais complexas permitem uma experiência excelente do jogo, além de, junto com a criação dos Sims, fazer com que criemos pessoas do mundo real de maneira praticamente perfeita.

A personalização é mais uma característica fantástica, já que você não se prende aos objetos padrão do jogo e não precisa mais sair em busca dos chamados "recolors". Agora a criação e personalização de objetos para o jogo se tornará muito mais simples.

Os efeitos visuais e gráficos melhoraram relativamente no The Sims 3, mas sem perder aquela mágica, aquela característica que já viamos em gerações anteriores do jogo. Provavelmente The Sims 3 vai surpreender a todos quando lançar a sua versão final, em junho de 2009. Agora só resta esperar.

Atenção: esse artigo é de direito da OSimBR. Se você copiar qualquer trecho, dê os devidos créditos ao site e coloque o link da fonte.

 



The Sims 4
PC/Mac
2 de Setembro - 2014
The Sims 3 No Futuro Pacote de Expansão
PC/Mac
Lançado!
The Sims 3 Cinema Coleção de Objetos
PC/Mac
Lançado!
01 . Previsão de mídia fí...
02 . origin esta fora do ...
03 . se o the sims 3 pega...
04 . Post novo no site - ...
05 . Pergunta lesada sobr...
06 . Lançamento da mídia ...
07 . Problemas na compra ...
08 . Requisitos recomenda...
09 . The Sims 4 Edição de...
10 . Trailer oficial de l...
Link-nos